A Saga dos Bentôs ~ Receitas

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje vou compartilhar algumas receitas que eu gosto muito de fazer! ❤  Em um outro post, vou falar um pouco sobre como montar um bentô, e algumas coisas básicas de higiene e manutenção. Pra quem quiser se adiantar, eu aprendi tudo aqui. Inclusive, eu adoro esse site, e quero tentar as receitas dela <3. Mas vamos às receitinhas!

Gohan

Primeiro de tudo, a base: o arroz. Eu tenho uma panelinha japonesa de arroz, recomendo a todos. Ela é super prática, dá pra deixar o arroz lá e ela se vira, deixa ele quentinho, sem se preocupar de queimar. Minha medida é 1 medida de arroz pra 2 medidas de água.

Se eu for fazer um onigiri, inarizushi, ou receitas assim, eu cozinho o arroz seguindo essa receita. A medida é:

1 copo e meio de gohan.
1 copo e meio de água.
1 colher de sopa de sake.
1 pedaço de 5x5cm de Kombu seco.

kombu

O kombu é uma alga. Eu achei fácil nos mercadinhos da Liberdade o pacote do kombu seco. Ele dá um gostinho super especial, e é possível fazer dashi com ele também (mais conhecido por aqui como Hondashi, aquele temperinho de peixe). Existem receitas também para fazer esse dashi caseiro, mas eu acho difícil =/, e acho mais prático comprar o dashi em pó de pote (esse de saquinho da Ajinomoto vai embora rapidão ç.ç).

Ah! Uma dica, que minha avó me deu, é de misturar uma medida de arroz japonês com uma medida de arroz ‘normal’. O arroz japonês é mais caro, e assim dá pra fazer ele “render” mais. Eu faço isso ocasionalmente, mas prefiro muito mais só o arroz japonês puro. Mas na hora da dificuldade, é uma boa dica.

Sunomono

1908240_10208575445761658_6197846045564598089_n

Sabe aquela saladinha de pepino? Então, é o sunomono. Eu adorooooo, e é uma salada que dá pra fazer rapidinho, guardar na geladeira, e levar a semana inteira. Ela não rende muito, o pepino parece que “encolhe” muito. Mas é muito gostosa.

Eu uso essa receita aqui. É muito fácil. Primeiro você rala o pepino japonês naquele ralador mais fininho. Se você tem processador, também funciona muito bem (e é bem mais rápido). Aí, você salga ele BEM e deixa descansar por 10 minutos. Depois disso, você lava o pepino (eu coloco ela numa peneira grande e deixo embaixo da torneira). Depois de lavar, você precisa tirar toda a água dele, pegando punhados do pepino na mão e espremendo bem. Aí você coloca ele num recipiente e tempera. A medida é a seguinte:

– Para 1 pepino japonês –
1½ colher de sopa de vinagre.
1½ colher de sopa de água.
½ colher de sopa de açúcar.
¼ colher de chá de sal.

Se você fizer mais de um pepino é só multiplicar as medidas. Recomendo misturar todos os ingredientes antes de colocar no pepino, pra dissolver bem o sal e o açúcar.

Eu experimentei um dia colocar pedaços de salsão junto. Ficou ÓTIMO! O salsão é crocantezinho e o pepino também, a textura ficou bem legal, e durou a semana toda. Também é legal colocar gergelim. =D

Kabocha

13124546_10209030669981979_7485627427623633208_n1

Eu sigo essa receita aqui. Na verdade, a minha avó sempre fez kabocha (só que ela não paciência pra ensinar ç.ç), então eu fui bastante no instinto a primeira vez, tentando lembrar de como ela faz, e deu super certo! A primeira vez eu comprei a abóbora com casca na feira, e foi muito difícil cortar. Passei a comprar ela já cortada =P

350g Kabocha
1 xícara água + 1 colher de Hondashi
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de Mirin
1 colher de sopa de Sake
1 colher e meia de sopa de Shoyu

É só colocar tudo na panela e cozinhar. Se necessário, adicionar mais água pra abóbora cozinhar bem. Eu gosto dela bem macia (quase desmanchando), então eu tenho que adicionar praticamente uma xícara a mais de água no meio do processo. 1/4 de abóbora deu pra mim para uma semana inteira! xD Rende bastante e fica uma delícia!

Tamagoyaki

941077_10208666470797227_5454360273285870268_n

O omelete pra mim ainda é um objetivo de vida. Uma ou duas vezes só que ele ficou bonitinho, mas ainda tenho muito a treinar! Eu queria inclusive comprar uma frigideira retangular pra ser mais fácil deixar ele perfeitinho *o*~.

Existem várias e várias receitas de tamagoyaki. Eu gosto muito dessa aqui. Também tem essa, nesse vídeo, que ela faz com espinafre. Fica divino! A receita eu alterei um pouco para meu paladar. Outro detalhe diferente, é que eu nunca faço com muitos ovos. Como é só pra mim, e é a porção pra uma refeição apenas, eu uso um ovo só. Não fica tão grande, ou com tantas camadas, mas acho ser o suficiente. Se o tamagoyaki for a única mistura, aí eu uso 2 ovos.

1 ovo
1 colher de chá rasa de Hondashi.
1 colher de chá de água.
1/2 colher de chá de açúcar.
1 colher de chá de shoyu.

Super simples! Eu já li que é possível congelar o tamagoyaki. Mas como é tão facinho de fazer prefiro fazer no dia mesmo <3.

Ervilha Torta

Essa é uma das receitas MAIS fáceis. È só comprar a ervilha torta, tirar o fiozinho dela (começando da ponta até a outra extremidade). Esse fio não cozinha e fica duro quando você come a ervilha, então precisa mesmo tirar. Depois, é só cozinhar no vapor, até ficar no ponto desejado (eu gosto dela bem crocante xD), tirar do vapor e jogar na água gelada. Pronto! Eu gosto de temperar só com shoyu.

ervilha-torta


É isso pessoal, espero que tenham gostado! São poucas receitas, mas conforme eu for experimentando mais, vou postando aqui. Uma coisa que eu quero muito tentar é congelar brócolis pra levar de salada, mas é um pouco trabalhoso!

Uma dica que eu já dei no Instagram, é comprar uma bandeja de guioza pra deixar no freezer! Ele dura até 90 dias, e quando você não tiver mistura, é só tirar alguns do freezer, colocar no vapor e cozinhar um pouco e pronto. Muito prático. Eu tentei com nikuman também, mas o nikuman fica um pouco borrachudo depois que esfria. Melhor opção é o guioza mesmo.

Pra encerrar, minha maior inspiração para bentô, e minha chef preferida no youtube:

Kissus,

~Natsu

Sigam-me nas redes sociais!

fa in

Deixe seu comentário!

