10º Iwate Kenjinkai Wanko Soba Matsuri

E ai pessoal, tudo bem?

Esse fim de semana foi bem lotado! Ontem fui na exposição da Hello Kitty com as meninas, e hoje separei um tempinho pro Soba Matsuri. Como recusar um evento que tem comida? xDDD E ainda por cima, campeonato de comida??? =O

Sim, foi isso mesmo! Já viram aqueles concursos de quem come mais em animes?

É então, quando fiquei sabendo que veria um desses IRL, não pude perder. Ainda mais por ser no lugar que eu estou estudando japonês, o Iwate Kenjinkai.

Mas o que é um Kenjinkai?

“Um kenjinkai é uma associação dos imigrantes e descendentes de uma província (ken). É também o canal oficial de comunicação com a província. “

Eu conheci o Iwate Kenjinkai através do curso de japonês que literalmente caiu do céu para mim. Além do curso de japonês, há também curso de kendo, de teatro e de taiko lá, além de várias atividades que acontecem no salão deles. Eles também tem uma biblioteca muito legal, com livros, livros infantis e muitos mangás! *o*~. E assim como todo Kenjinkai, eles divulgam várias bolsas e cursos do Japão, além de oferecer uma bolsa para descendentes da sua província.

Mas voltando para o Soba Matsuri.

IMG_20160515_114526252

O salão estava LO-TA-DO. Eu tinha chego cedo, umas onze e pouco, mas tínhamos esquecido de sacar dinheiro. Então fomos até o caixa e quando voltamos, já tinha lotado mais ainda. Foi bem difícil achar lugar. Mas fiquei super feliz, por ter tanta gente lá! Deve ter sido ótimo para o Kenjinkai. ❤ Além disso, foi como fazer uma viagem, num portal, direto para o Japão. Todos falando em japonês, famílias, crianças, avós. E o mais legal é que o concurso de soba é um evento típico da província de Iwate, como visto aqui e aqui. Quanta tradição mantida viva por aqui! Um pedacinho intacto da cultura japonesa aqui no centro de São Paulo. Incrível.

E… ao ponto principal. O soba! Eu nunca tinha comido antes, achei bem interessante. Fiquei super satisfeita só com essa porção do soba mais 3 guiozas. Imagino quem participou do concurso x.x. Ainda por cima as criancinhas que participaram xDD Não consigo imaginar comer mais de uma tigela disso.

Estava bem gostoso! O caldo era super gostoso, e os acompanhamentos também (exceto o gengibre que estava muito ardido pra mim xD). O soba acompanhava um copinho de tsukemono (conserva de acelga), gengibre, cebolinha, o amarelo eu acho que era nabo, shiitake, e uma pitadinha de wasabi.

IMG_20160515_120409019

Eu consegui gravar um pouco da segunda rodada do concurso. xD Foi impressionante.

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Falinearie%2Fvideos%2F613142928848399%2F&show_text=0&width=560

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Falinearie%2Fvideos%2F613145038848188%2F&show_text=0&width=560

Aí que o ganhador comeu 90 porções de Soba. NOVENTA. =OOO

Foi definitivamente uma experiência incrível, ver assim de perto um pedacinho da cultura desse país que eu nunca pisei, mas já considero pacas.

Aguardo ansiosamente os próximos eventos do Kenjinkai. E ainda mais para o matsuri mais próximo, o Bunka Matsuri. Quem puder dê uma conferida que parece que vai ser bem legal!

É isso, espero que tenham gostado do post. Até a próxima!

Kissus,

~Natsu

Sigam-me nas redes sociais!

fa in

snapchat-logo-4 fowl.ignis

Um comentário sobre “10º Iwate Kenjinkai Wanko Soba Matsuri

Deixe seu comentário!

