A Saga dos Bentôs ~ O Começo

Oi pessoal, tudo bem?

Resolvei fazer esse post para compartilhar uma das coisas que tem alegrado meus dias: bentôs. Segundo o wikipedia:

Bentō (弁当, べんとう, mais comumente referida como obentō) é um tipo de marmita japonesa para uma pessoa. Um bentô tradicional contém arroz, peixe ou carne e legumes cozidos ou em conserva (picles) como acompanhamento. São servidos em bandejas próprias que possuem repartições. Apesar de serem prontamente disponíveis em lojas de conveniências e lojas de bento (弁当屋, bentō-ya) por todo o Japão, o preparo de um bentô atraente ainda é considerado uma habilidade essencial de toda dona-de-casa japonesa.

Meu primeiro encontro com os bentôs foi no bairro da Liberdade. Eu fiz o colegial lá, na FECAP, e consequentemente, almoçava por lá. Direto. Por 3 anos. ❤ É muito amor pra uma pessoa só. Eu costumava fazer karate por lá durante a semana, e tinha que almoçar depois da aula pra ir treinar. Tinha que ser uma refeição completa, barata, e que não pesasse muito (nem no estômago, e nem no bolso). Comecei a comprar bentôs. Eram maravilhosos! No começo, eu lembro que eu pegava o bentô grande, com medo de passar fome. Mas depois descobri que o pequeno mesmo era o suficiente.

tumblr_m7sn4p5rdz1rn8cen.jpg
Bentôs que você encontra nos mercadinhos da Liberdade.

Tem tudo que você poderia desejar pra uma refeição: arroz, carne, sushi, legumes, uma friturinha, e UMA FATIA DE DAIKON. Meujesusamado, como eu amo conserva de nabo. ❤

Bem, depois dessa fase da minha vida, dificilmente voltei a comer esses bentôs, a não ser quando eu precisasse comer correndo no metrô pra ir a algum lugar.

Mas agora! Eles precisaram voltar. Eu já estou trabalhando há um ano na mesma empresa, e lá tem refeitório bonitinho, microondas, geladeira, o que me possibilita levar marmita. Eu levo marmita de 4 a 5 dias por semana, e economizo o meu tão amado VR para as saídas de fim de semana. Eu não tenho problema com comida “velha”, amanhecida, ou nada disso. Eu basicamente levo o que sobra da janta, e é isso. Eu tenho muita sorte de morar numa casa em que TODO mundo cozinha bem. xDDD É um porre porque engordei muito já desde que mudei pra cá.

E… nas últimas semanas, aconteceu um grande desastre. Houve uma infiltração de água, que está acabando com o forro de gesso do teto do refeitório, e ele teve que ser fechado para reforma =/ Nada de geladeira ou microondas mais. ç.ç O que fazer? Gastar todo meu dinheiro comendo fora todo dia? Até tem opções, restaurantes por quilo, marmitex. Mas nenhuma dessas opções me agrada muito. Primeiro porque é caro  (os MAIS baratinhos já me fizeram passar mal =/). Segundo porque não considero saudável… é difícil comer salada fora, você não sabe como foi lavada (se é que foi lavada), de onde vieram os ingredientes, o quanto de sal e tempero a pessoa usou na comida. ENFIM, não me agrada. (Sou chata mesmo, pode falar).

Então, a decisão que eu tomei foi: começarei a fazer bentôs. Já tinha vários aparatos necessários (tirarei fotos para o próximo post), e tinha a força de vontade. Parti para a pesquisa. Me deparei com um site que me ajudou muito (em inglês): Just Bento. A autora, Makiko, começa do básico do básico, explicando tudo que você precisa saber pra começar a levar comida. Básico mesmo, mas muito esclarecedor, do tipo: “nem todos seus bentôs serão lindos e com formas de personagens fofinhos”. Quando você pesquisa “bentô” na internet, o que aparecem são bentôs lindos e surreais… que veja bem, não vão acontecer TODOS os dias.

comida_divertida3.jpg
Eu teria até dó de comer =x

Sei que parece bobo, mas ouvir isso de outra pessoa me deixou mais tranquila, com menos pressão. Saber que não precisaria de tanto esforço e paciência pra cortar o nori, a noite, morrendo de cansaço, ao preparar meu bentô, me deu mais ânimo pra começar.

E eis o resultado do meu primeiro bentô. Super simples. Gohan (arroz japonês), tamagoyaki (omelete com hondashi, açúcar e shoyu), sunomono de pepino (saladinha temperada com vinagre, açúcar e sal), e daikon (conserva de nabo \o/~). Ficou incrível ❤ foi o suficiente pra me sustentar. Levei numa bolsinha térmica com um gelo de gel, então não estragou nem nada. Ficou em temperatura ambiente, não ficou gelado. Foi perfeito!

12871443_10208564445686663_2135356984140696531_n.jpg

A janta desse dia foi yakisoba. Imagina a minha tristeza de não poder levar de marmita ç.ç Yakisoba é uma coisa que não vira comer gelada~ Então improvisei: peguei só os legumes, grelhei um bife e voilá: bentô número 2. Testei colocar salsão no sunomono de pepino, e ó: ficou jóia!

1908240_10208575445761658_6197846045564598089_n.jpg

Gente, terceiro dia foi a mesma coisa. Mas é assim mesmo… eu não ligo de repetir, prefiro comer a mesma coisa do que não comer nada. É outro misticismo que ninguém te conta com aquelas fotos de bentôs lindos e maravilhosos. Você não compra 1 bife no mercado, não numa casa onde moram mais pessoas. Dessa vez eu adicionei uma alface que aguentou bem até a hora do almoço *o*b

11937447_10208587103053083_2294858586537807732_n.jpg

Aproveitei o fim de semana para comprar umas coisinhas na feira para fazer de mistura para a próxima semana. Comprei kabocha (abóbora) já cortada. Foram 4 fatias, e deram pra vários dias, e ainda sobrou =/ Tive que jogar fora porque ninguém aqui quis comer. Mas eu ADORO essa receita de kabocha com hondashi <3. Testei também uma receita de ervilha torta com shoyu, ficou uma salada maravilhsa com o tomate cereja. Aí só acrescentei uma linguiça de frango que sobrou da janta, e pronto!

1918955_10208650312753286_5435525997362651527_n.jpg

No dia seguinte, só troquei a proteína por um tamagoyaki, que, desculpa, mas ficou PERFEITO. Consegui deixar ele certinho, mesmo usando uma frigideira redonda. O ideal (e ainda vou comprar uma) é usar a retangular. ❤ Fiquei super feliz de estar melhorando minhas habilidades culinárias.

941077_10208666470797227_5454360273285870268_n.jpg


 

Pra essa semana, tive a oportunidade de fazer também um bentô para uma amiga do trabalho. Foi genial porque assim aproveito melhor as misturas que eu faço, sem ter desperdício. Dessa vez, testei uma receita de gobo com cenoura e gergelim torrado. Ficou muito gostoso, e é super saudável <3. Levei uma porção grande de sunomono para nós duas, e foi perfeito! *o*~~~

12294695_10208743686687576_2825954225708010366_n.jpg

E é isso por hoje, pessoal. Espero que tenham gostado do post. Não sei se posto ou não as receitas aqui xD Se vocês quiserem, posso postar. Eu peguei todas da internet, e dos meus canais preferidos do Youtube, mas são todos em inglês… xD

No próximo capítulo, mostrarei todos meus potinhos lindos ❤ e meus aparatos de bentô. Stay tuned =P

Kissus,

~Natsu

Sigam-me nas redes sociais!

fa in

10 comentários sobre “A Saga dos Bentôs ~ O Começo

  1. Eu tô doida pelos seus bentôs!! São muuuito fofos! E eles parecem grandes!!

    Sempre que paro pra ver um parece minúsculo, pra crianças :/

    Muuuito fofo. Depois preciso da receita desse pepino em conserva (esqueci o nome)

    Vc sabe fazer harusame? Eu acho delicioso e é geladinho!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigadaaaaa ❤ Então, eu acho a quantidade exata de comida!!! O sunomono de pepino, vou passar no próximo post então! =D Harusame nunca tentei, vou tentar da próxima vez. O problema é que o pacote desse macarrão vem MUITO macarrão =/

      Curtir

  2. Ai que post mais gostoso de tooooooooooda a vida!
    Acompanho seu insta e sempre fico apaixonada pelas fotos das bentos que você posta!!
    Adorei as dicas e tbm o site, quem sabe eu não tento fazer?! xD
    Daiso é vida nessas horas, né? as marmitinhas deles são perfeitas para fazer bentos alem tbm de ter as bolsas termicas que ajudam na armazenagem né
    Mas deixa eu tirar uma duviiiida, o que é aquele marronzinho em cima do gohan?? Sempre tive curiosidade!!
    Fiquei com vontade de comer sunomono >…<
    Adorei o post mesmo e vou adorar ver outros sobre a sua saga das bentos!!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigadaaaaaa! De verdade ❤ Então, aquilo em cima do gohan chama furikake, são temperinhos com nori, e outras coisinhas. A-do-ro. xD Tem na Liberdade, nos mercadinhos, de vários sabores e tamanhos. Experimente~~~~~

      E nem preciso falar da Daiso né? Vício absoluto u.u ahuahauahuahauahau.

      Curtir

  3. Nossa amei o… desde que decidi ter um habito mais saudável a unica coisa que me falta e preparar meu próprio almoço para o trabalho. Eu estava aqui pensando, poxa como vou fazer… mas tudo que falou me deu animo para tentar. Só que não gosto de comida fria 😦 que pode vir a ser um problema. ^^

    Amei conhecer esse espaço ^^

    Kissu

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi! Obrigada =D Volte sempre! xDDD

      Então, eu comecei a fazer o bentô frio porque ficou temporariamente indisponível o espaço com geladeira e microondas. Mas você pode muito bem adaptar as receitas “esquentáveis” no bentô xD é só não esquecer de levar a salada num potinho separado pra não esquentar junto!! xDD Boa sorte, espero que você consiga, vale muito a pena pra saúde e pro bolso!

      Curtir

  4. Eu adoro bentô! Meu marido leva comida para o trabalho e sempre preparo para ele. É bem nessa vibe mesmo de ser mais pratico! Raramente consigo fazer algo especial com formato de personagem. Depois você poderia compartilhas algumas receitinhas com a gente? Gostei muito dos seus bentô, tudo parece muito saboroso! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada Jenny!!! ❤

      Vou compartilhar sim!! Será meu próximo post. Eu também não faço nada de personagem por enquanto, mas você já pensou em deixar uns bilhetinhos escondidos? Meu marido fez isso pra mim um dia, quando foi por meu bentô na minha mochila. Achei super fofo, e fez o meu dia! ❤

      Curtir

Deixe seu comentário!