Kokushu – Uma dose de Japão

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje quero contar pra vocês como foi o evento: Kokushu, uma dose de Japão. A fofa da Brenda me convidou para o evento, que por sua vez foi convidada pelo Jô Takahashi, um dos organizadores do evento e autor do blog Jojoscope. ❤ Gostaria de primeiramente agradecer a ambos pelo maravilhoso evento!

O evento aconteceu na quarta-feira, dia 10 de Agosto, no Hotel Nikkey Palace. Eu já conhecia o local mas nunca tinha entrado no hotel. Ele é muito lindo, com um piano de calda logo no hall de entrada, e uma coleção de bonecas japonesas. Não tirei foto porque estava muito lotado quando chegamos. Logo na entrada do auditório, haviam mesas com salgadinhos e café, e eu infelizmente já tinha almoçado T.T.

O evento se dividiu em duas partes: a palestra, e a degustação.

IMG_20160812_114201183.jpg

As palestras foram incríveis!!! *o*˜ Foram todas em japonês (com intérprete), e foram absurdamente esclarecedoras. Eu aprendi muitas coisas que eu queria mesmo saber sobre as bebidas típicas japonesas:

  • Aprendi sobre o processo de fermentação do arroz para o preparo do sakê, e as diferenças entre os diferentes tipos de sake, devido ao polimento do grão do arroz.
  • As categorias de sake: Básico, Honjozou, Guinjo, e Daiguinjo, e a diferença entre eles.
  • As formas diferentes de beber sake, mudando sua temperatura, seu recipiente, e seus acompanhamentos.
  • Que shochu é a bebida destilada, bem diferente do sake, e pode ser feita com arroz, cevada, batata-doce ou açúcar mascavo.
  • Que o awamori é o destilado feito somente em Okinawa, devido ao uso de um fungo diferente, que só tem em Okinawa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O mais legal de tudo é ver como a bebida é produto da cultura japonesa, e existem mais de 1500 fábricas que fabricam diferentes tipos de sake, a partir do arroz, que ficam diferentes. O palestrante Masumi Nakano frizou que ‘cada funcionário das fábricas deposita sua alma no sake, e por isso conseguem fazer sakes tão diferentes, partindo do mesmo produto, que é o arroz’. Isso é muito a cara do japonês, que quer sempre dar o seu melhor e se entrega de corpo e alma ao seu trabalho.

No fim das palestras, foi apresentado o anime “Kampai”, que explica um pouco por cima sobre a produção do sake, mostrando a fábrica, e as formas de consumir o sake, em cada estação do ano. Achei bem legal!

Depois disso, no intervalo entre o fim da palestra e o começo da degustação, houve uma apresentação de Taiko na calçada do hotel! Achei bem legal˜ sempre curti taiko e a apresentação foi curta, mas muito boa.

IMG_20160810_180759277

Após a apresentação, nos dirigimos [lentamente, pois estava lotado] ao salão do hotel para a degustação.

Logo na entrada do salão, montaram uma exposição de caligrafia, com diferentes figuras importantes do Japão escrevendo o mesmo kanji de Kokushu. Achei genial! Além disso, tinha uma banda de música tradicional japonesa tocando, logo ali na entrada.

Então, fomos servidos nosso primeiro sake, um frizante maravilhoso, super levinho.

IMG_20160810_184954901

Ai distribuíram esses copinhos de madeira já com uma dose de sake, para o brinde coletivo. No palco rolou a cerimônia de abertura do barril, mas não conseguimos ver. Não sei que sake foi servido nesse copo, mas tinha cheiro de shoyu! xD Viramos o copinho ao grito do “Kampai!”, e tiramos nossa selfie.

IMG_20160810_185734373

Ao redor do salão também tinha uma exposição de Ikebanas, muito lindos! E teve mais uma apresentação de música tradicional, e uma apresentação do cantor Joe Hirata. O salão estava bem lotado!

E começamos a degustação dos sakes, shochus e awamoris! Tinha uma mesa enorme cheia de petiscos e finger foods, mas eu esqueci de tirar foto xD Tinham espetinhos de carne, de frango, de camarão, camarão empanado, pepino, folheadinhos com salmão e outras coisas, e coisinhas assim. Estava tudo muito gostoso, e muito bem servido. Todos os garçons que estavam circulando com água, refris e sucos eram muito simpáticos.

As bebidas alcoólicas estavam sendo servidas numas mesas no canto do salão, e para minha surpresa, os próprios palestrantes (que eram presidentes de suas companhias, homens importantes!) estavam servindo as bebidas, junto com outros funcionários. Achei uma amostra de humildade incrível! E sempre que eu pedia para ser servida, eles colocavam mais do que deviam no copo, e eu tinha que pedir pra parar xDDD

“onegaishimasu” *senhorzinho começa a encher meu copo* “chotto chotto chooooootto”

Foi tipo isso. Eu lembro dos sakes que eu tomei, lembro de sentir a diferença deles. Mas quando cheguei nos shochus, já não consegui mais lembrar a diferença deles xDDD O teor alcoólico é baixo, masssssss, ainda assim sobe bastante. Hahahahahahaha, mas não se preocupem, não dei vexame. Ainda consegui fotografar todos que tomei!

Nós ganhamos uma sacolinha com vários livretos explicativos que eu guardei para futuras consultas! Achei incrível demais.

IMG_20160812_114417746

E foi isso! Foi um evento maravilhoso!!! Não tenho nada a reclamar, foi muito bem organizado, bem servido, e mesmo que estivesse lotado, não passei vontade de nada, e não fiquei sem experimentar nada. Parabéns aos organizadores do evento! ❤

IMG_20160810_183221652_HDR
Obrigada pela companhia meninas!!! ❤

Espero que tenham gostado do post! Não foi tão explicativo e didático, mas pra quem quiser explicações, é só me pedir! =D

Kissus,

~Natsu

Sigam-me nas redes sociais!

fa in

snapchat-logo-4 fowl.ignis

4 comentários sobre “Kokushu – Uma dose de Japão

  1. Que evento legal!! Parece ser uma ótima opção para quem está estudando a lingua e quer mais imersão em conversa e na cultura japonesa. E saquê é uma ótima bebida haha XD

    Curtido por 1 pessoa

    1. Simmmmm! Foi uma imersão bem legal pra mim o˜ só me deu mais ânimo pra continuar estudando japonês! ❤

      Eu adoro sake também˜˜e descobri que adoro shochu tambem! =D

      Curtir

  2. Que legal ❤ Amei esta postagem, deve ser muito bom este tipo de palestra e conhecer coisas que esta relacionando o Japão ❤

    Este ano quando fui em São Paulo hospedei neste hotel muito bom.

    Ami o Blog…

    Kissu

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário!